Dependênia Química

Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas.

Alguns sinais da dependência química:

  • Perda do interesse em tudo o que se pode fazer na vida (é a chamada síndrome amotivacional).
  • Mudanças de comportamento com familiares e cônjuge, bem como explosões em que se percebe raiva, hostilidade e perda de interesse nas relações comuns.
  • No trabalho, há falta de cumprimento de responsabilidades básicas e irritação frequente com colegas e com a rotina.
  • Apresentar comportamento paranoico, achando que está sendo perseguido o tempo todo.
  • No aspecto físico, podem acontecer vômitos, dores abdominais, gastrite, aumento do fígado e diarreia.
  • Surgem confusões mentais e perturbações causadas pela perda das funções hepáticas, com aumento dos esquecimentos e do número de acidentes cotidianos.

Sintomas de Dependência Química:
Desejo incontrolável de usar a substância; Perda de controle (não conseguir parar depois de ter começado); Aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância).

Sintomas de abstinência:
Sudorese; Tremores; Ansiedade quando a pessoa está sob efeito da droga.

Tratamento de Dependência Química:
O tipo de ajuda mais adequado para cada pessoa depende de suas características pessoais, da quantidade e padrão de uso de substâncias e se já apresenta problemas de ordem emocional, física ou interpessoal decorrentes desse uso.

A avaliação do paciente pode envolver diversos profissionais da saúde, como médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros.

Quando diagnosticada, a dependência química deve contar com acompanhamento a médio-longo prazo para assegurar o sucesso do tratamento, que varia de acordo com a progressão e gravidade da doença.

É importante que o indivíduo com dependência química e seus familiares, procure ajuda o mais rápido possível no CAPS A.D, procure um profissional da saúde; Quanto antes o paciente se conscientizar de que precisa de ajuda, melhor. 

CAPS AD é uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares.

Ame a sua Vida, procure um CAPS A.D mais próximo, tudo é gratuito pelo o SUS.

As Drogas é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Fontes:
saude.gov.br
drauziovarella.uol.com.br
youtube.com/user/minutospsiquicos