Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
 
Principais sintomas do DM tipo 1: vontade de urinar diversas vezes; fome freqüente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea; vômito.
Principais sintomas do DM tipo 2: infecções freqüentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés; furúnculos.
 
Prevenção e controle:
– Manter o peso normal; não fumar, não beber bebidas com álcool; Controlar a pressão arterial; praticar atividade física regular.
Pacientes com Diabetes Mellitus devem:
– realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos nos horários corretos; praticar atividades físicas; manter um bom controle diário da glicemia.


Observação: O stress afeta os níveis de glicemia
Algumas fontes de stress são causadas por estados físicos, como cirurgia ou doença. Outros tipos de stress são mentais, como problemas familiares ou preocupações financeiras. Ambos os tipos de stress podem provocar alterações nos seus níveis de hormônios e de glicemia (açúcar no sangue); É importante que aprenda a lidar com o stress para manter os seus níveis de glicemia dentro do intervalo de valores de referência.
 
É importante lembrar que o SUS oferece tratamento completo gratuitamente para a população. basta procurar uma unidade básica de saúde.

.

Fontes:

.tuasaude.com

.drauziovarella.uol.com.br

.bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude

.controlaradiabetes.pt/vida-saudavel/saude-emocional

Dieta para Diabetes