Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde, comprometendo ainda mais o estado do indivíduo. A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo 2.

O diagnóstico é feito através do cálculo de índice de massa corporal (IMC).


Causas para o surgimento da obesidade: predisposição genética, dietas ricas em gordura, falta de exercícios físicos e alterações endócrinas (hipotireoidismo).

O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, maior ingestão de alimentos ricos em fibras e respeito aos horários das refeições, início de atividades físicas visando gastar a energia acumulada do organismo. A atividade física diminui o apetite e melhora a autoestima. O ideal é que caminhe 50 minutos quatro vezes por semana.

Tratamento de Obesidade:
Ter de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.


O resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)

Observação: Não compre medicamentos para obesidade pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza.
 
Fontes:
google.com.br/
saude.gov.br/
drauziovarella.uol.com.br/
youtube.com/user/drdrauziovarella

Procure um especialista: Endocrinologista e um Nutricionista.